Coordenador : Rita de Cássia Nasser Cubel Garcia
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388566.2199.161866.14022023
Departamento/Setor: MIP
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público alvo da ação de extensão são discentes de graduação e pós-graduação, docentes, profissionais da área de saúde e população em geral (adolescentes, adultos e idosos). O canal do YouTube do NuPeV-UFF conta com mais de 500 inscirtos e a conta Instagram com mais de 1.000 seguidores.
Local de atuação: O projeto será realizado de forma remota, utilizando as mídias sociais do Núcleo de Pesquisa de Virologia – UFF (NuPeV-UFF), o Instagram e o canal do YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCG6K9pzh-8g5XyRusKrdweQ), e o sítio eletrônico da disciplina (virologia.sites.uff.br).
Objetivo
Este projeto tem como objetivos: −fornecer aos estudantes, profissionais da área de saúde e população em geral uma atualização dos conhecimentos sobre os vírus com potencial epidêmico e pandêmico, além de outras viroses de importância em saúde pública; −estimular o debate sobre os temas em Virologia de modo a favorecer a troca de saberes e o empoderamento da população alvo frente as questões de saúde pública; −capacitar os estudantes e profissionais da área de saúde, contribuindo para a qualificação profissional.
Resumo
A emergência da gripe aviária em 2003, a síndrome respiratória aguda grave em 2002/2003, a gripe suína em 2009, a febre Chikungunya em 2014, Zika em 2015, COVID em 2019, e recentemente, a varíola dos macacos (vírus mpx) em 2022, revelam que as epidemias e pandemias causadas por vírus têm ocorrido com frequência maior, o que traz repercussões muito além dos casos e mortes. A expansão de conhecimentos na área da Virologia mostra a necessidade de uma atualização e um olhar ampliado e aplicado ao conteúdo, a fim de avaliar os impactos destes eventos nos diversos aspectos que abrangem a saúde humana, animal e ambiental. Este projeto tem como objetivos fornecer aos estudantes, profissionais da área de saúde, e população em geral, uma atualização dos conhecimentos sobre vírus com potencial epidêmico e pandêmico, além de outras viroses de importância em saúde pública. Por meio de postagens com uma linguagem simples e acessível no Instagram, além da condução de palestras e debates no canal do NuPeV no YouTube, este projeto busca contribuir para a divulgação do conhecimento científico e combater a pseudociência por trás das notícias falsas, promovendo o empoderamento da população alvo frente as questões de importância em saúde pública.